Angiologista.org

Nossa Circulao Sangunea

Dr. Hugo Coelho Neves - 09 de maio de 2012

COMPARTILHE:

O SISTEMA VENOSO 

O QUE SÃO VEIAS? 

São tubos de paredes delgadas nos quais transportam o sangue, que já sofreu trocas com os tecidos, da periferia para o centro do sistema circulatório que é o coração. 

Possuem maior calibre que as artérias correspondentes e também estão em mais quantidades. Isso ocorre, pois mesmo com seu fluxo sanguíneo mais lento, a veia tem a necessidade de transportar o mesmo volume de sangue das artérias num determinado tempo. 

Classificação 
- Quanto ao calibre: 
Grande porte 
Médio porte 
Pequeno porte 
Vênula - seguindo-se aos capilares 

- Quanto à localização: 
- Profundas 
Podem ou não acompanhar artérias. 
-Superficiais 
São subcutâneas, visíveis na pele e mais calibrosas nos membros e no pescoço. Auxiliam a circulação profunda. 
Volumosas e facilmente visível em indivíduos musculosos. Não acompanham artérias. São estas que se tornam varicosas e que são feitas as aplicações endovenosas. 
Há veias comunicantes que ligam as superficiais com as profundas. 
Válvulas - São em forma de bolso e é uma das principais características das veias. Têm a função de impedir o refluxo sanguíneo, por isso, sua insuficiência provoca dilatamento da veia e consequentemente estase sanguíneo, favorecendo o surgimento das varizes. 

Obs.: Um dos principais fatores que auxiliam esse retorno do sangue venoso ao coração é a contração muscular, que pressiona a veia de tal forma que impulsiona o sangue em direção ao coração. O simples caminhar é um exemplo desta contração impulsionando a circulação venosa devido a forte pressão exercida na sola dos pés (esponja plantar) e pela contração da panturrilha que comprime energicamente os vasos. Sendo que são as válvulas que orientam a direção do fluxo, impedindo o fluxo retrógrado.

O SISTEMA ARTERIAL

O que são artérias? 

São tubos de paredes mais espessa que as veias, com isso, suportam uma maior pressão sangüínea e tem como função levar o sangue do coração para o resto do corpo. Possuem uma elasticidade para manter o fluxo sangüíneo constante. 

Classificação 

- Quanto à estrutura e à função: 
Grande calibre – Elásticas 
Médio calibre – Distribuidoras 
Pequeno calibre 
Arteríolas – Reduz a pressão saguinea antes de sua passagem pelos capilares, mantendo a pressão arterial. 

- Quanto à localização: 
Podem ser superficiais, porém normalmente é profunda, onde se encontram mais protegidas. 

Artéria: Camada íntima e média mais desenvolvida. 

Veia: Camada Adventícia mais desenvolvida. 

Capilares Sangüíneos - São vasos microscópios, interpostos entre artérias e veias. Neles se processam as trocas entre o sangue e os tecidos. São formados apenas por uma camada de endotélio.


O SISTEMA LINFÁTICO

O que é? 

É formado por vasos e órgãos linfóides e nele circula a linfa (parte do sangue que ficou "perdida" no tecido e foi absorvida pelo vaso linfático). É um sistema auxiliar de drenagem. Isso ocorre porque tem certas moléculas de grande tamanho que não passam pelos capilares sangüíneos, com isso, estas são recolhidas pelos capilares linfáticos, de onde a linfa segue para os vasos linfáticos, e deste para trocos linfáticos (mais volumosos), que por fim lançam a linfa em veias de médio ou grande calibre. 

Os vasos linfáticos também possuem válvulas. O fluxo da linfa é relativamente lento por não ter uma bomba propulsora, porém a contração muscular também acelera esse processo. 

Linfonodos 

Estão interpostos no trajeto dos vasos linfáticos. São elementos de defesa do organismo, pois sintetizam glóbulos brancos e linfócitos, produzindo uma barreira contra a penetração na corrente circulatória de microorganismo, toxinas ou substâncias estranhas ao organismo. Mais abundantes na axila e na região inguinal (virilha). Como reação a uma inflamação, aumentam de tamanho e tornam-se doloroso, fenômeno conhecido vulgarmente como Íngua.

COMENTE ESTE ARTIGO
NOME:
COMENTÁRIO:
Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.
  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook
  • SIGA-NOS:

Tsuru

desenvolvido pela