Angiologista.org

Linfedema Senil (Idoso)

Dr. Hugo Coelho Neves - 23 de novembro de 2012

COMPARTILHE:

É o Linfedema Primário que aparece nas idades mais avançadas, após 60 anos. Já foi descrita por alguns autores como “old age edema” porém nenhum explica detalhadamente a fisiopatologia que ocorre nesta afecção como relatou o Prof. Ney Almeida Mello no seu livro Angiologia publicado em 1998, onde denomina esta afecção de Linfedema Senil e, por isso, esse tipo de Linfedema também é chamado de Linfedema Senil de Mello.

Mello explica a manifestação desta afecção da seguinte forma: Existem pessoas que já nascem com uma certa deficiência do sistema linfático, isto é, portadores de uma hipoplasia linfática discreta, que irá descompensar somente ao chegar nas idades mais avançadas. Isso acontece pois nessa faixa etária ocorre naturalmente uma sobrecarga linfática pela estase venosa (involução natural dos tecidos como da musculatura lisa dos vasos e atrofias valvulares), pela vida mais sedentária e pela presença de fatores que formam edemas (hipoproteinemia, anemia, doenças renais, doenças cardíacas), com isso, a hipoplasia linfática que até o momento não se manifestava passa a originar um quadro de Linfedema. Logo, pode ser deduzido que o comprometimento das vias linfáticas não é intenso e só foi capaz de determinar a estase linfática quando foi sobrecarregado.

O quadro clínico é formado por edema com características linfáticas, geralmente acomete os dois membros inferiores, porém com intensidades diferentes. Não há queixas álgicas relacionadas, se presente, deve-se pensar em outras causas.

O prognóstico depende do estágio em que foi feito o diagnóstico e dos fatores agravantes presentes, porém, quando o diagnóstico é feito precocemente e tais pacientes são estimulados a andar e tomar medicamentos linfocinéticos, a reposta ao tratamento tende a ser satisfatória.

Dr. Hugo C. Neves e Dr. Ney A. Mello      Linfedema Senil

Foto: Fig.01: Dr. Hugo Coelho Neves e seu professor, Dr. Ney Almeida Mello, no Serviço de Angiologia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Fig.02: Paciente de 76 anos com queixa de edemas nos pés há 6 meses. Ao exame físico é possível notar o edema em dorso dos pés, mais intenso em dorso do pé direito com presença das linhas de Langer mais marcantes (Linfedema Senil em fase inicial).

 

Referências Blibliográficas:

-Mello N A. Doenças Microcirculatórias da Pele. Rio de Janeiro: Revinter,2002. 268p

-Mello N A. Grandes Síndromes Linfáticas. In: Ney Almeida Mello. Angiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1998. 269-289p

COMENTE ESTE ARTIGO
NOME:
COMENTÁRIO:
Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.
  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook
  • SIGA-NOS:

Tsuru

desenvolvido pela