Angiologista.org

Fatores Agravantes das Varizes

Dr. Hugo Coelho Neves - 17 de outubro de 2012

(1 comentário)
COMPARTILHE:

Existem condições que facilitam ou intensificam o aparecimento de varizes, com isso, o conhecimento desses fatores agravantes permite ao médico orientar mais especificamente e interferir na evolução da síndrome varicosa.

Porém, essas condições não são determinantes, isto é, tem que haver uma fragilidade da parede venosa como causa base (hereditária). Assim, os fatores agravantes causam uma hipertensão relativa nas veias, o que favorece a formação das veias varicosas. Tais fatores são:

-Calor Ambiente: o efeito do calor desencadeia uma dilatação das arteríolas, o que determina maior fluxo pelo sistema venoso e, consequentemente, maior pressão sobre a parede venosa.

-Ortostatismo: ficar de pé e parado por longo tempo determina aumento na pressão da colunca de líquido sobre as paredes das veias. O que também ocorre ao ficar muito tempo sentado com as pernas paradas e pendentes.

-Altura: as pessoas de estatura mais elevadas são mais propensas a desenvolver a síndrome varicosa, pois a coluna de sangue é maior e determina pressão mais elevada nas veias safenas internas destas pessoas.

-Obesidade: os mecanismos que intensificam a formação de varizes são a diminuição da movimentação do diafragma; o aumento da pressão intra-abdominal, com aumento da pressão sobre a veia cava inferior e ilíacas. Além da vida sedentária, que costuma acompanhar ao quadro e favorecer a estase venosa postural.

-Sexo: as varizes são muito mais frequentes nas mulheres do que nos homens. O que pode ser atribuídos aos estados hormonais variáveis da mulher (estrógeno afeta o tônus venoso), como a Menarca; a Menstruação; a Gestação; a Menopausa e ao uso de Anovulatórios.

-Tabagismo: há pesquisas que confirmam as agressões das susbtâncias do cigarro sobre a parede das veias.

-Idade: existe aumento progressivo da frequência de varizes com a idade, chegando atingir mais de 70% das pessoas acima de 70 anos¹. Sendo raro em crianças abaixo de 14 anos, quando presente, sugere causa secundária¹.

Fatores Agravantes das Varizes

Referências Blibliográficas:

-Mello N A. Doenças Microcirculatórias da Pele. Rio de Janeiro: Revinter,2002. 268p

-Mello N A. Angiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1998. 322p

1. Maffei, F H A; Silveira, P R M. Varizes dos Membros Inferiores: Epidemiologia, Patologia, Etiopatogenia e Fisiopatologia. In: Francisco H. de A. Maffei; Sidnei Lastória; Winston B. Yoshida; Hamilton A. Rollo; Mariangela Giannini; Regina Moura (Eds.). Doença Vascular Periférica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 2008. 1713-1728p

COMENTE ESTE ARTIGO
NOME:
COMENTÁRIO:
Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.
LTIMOS COMENTRIOS (1)
sandra diz: 06/12/2011 - 21:22
como acaba com as varizes










como acaba com as varizes
  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook
  • SIGA-NOS:

Tsuru

desenvolvido pela