Angiologista.org

Importância do Angiologista

Dr. Hugo Coelho Neves - 01 de janeiro de 2015

COMPARTILHE:

A Angiologia é a especialidade médica responsável pelo tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e linfáticos¹. Apesar de existirem termos referentes às doenças vasculares no Papiro de Ebers (datado de 1550 a.C), ainda hoje a especialidade Angiologia é pouco reconhecida. Muitas vezes é relacionada somente ao tratamento das varizes.

Esse inadequado reconhecimento é contribuído pela diminuição do número de médicos com formação clínica em Angiologia. Ao contrário dessa queda, vemos um crescente número de médicos com formação em cirurgia vascular (especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias,  das veias e dos vasos linfáticos²). Com essa divergência, não é surpresa que vejamos hoje congressos regionais ou nacionais de Angiologia e Cirurgia Vascular com 80%, ou mais, dos temas escolhidos de interesse do cirurgião vascular.

A visão clínica do médico Angiologista é primordial para um diagnóstico precoce das doenças vasculares, antes mesmo delas se manifestarem com seus quadros clínicos característicos e completos, que, na maioria dos casos, ocorre em estágios avançados e com difícil tratamento e controle. O diagnóstico precoce, seguido de uma terapia correta, aumenta a possibilidade de uma resposta satisfatória à este tratamento.

Por esse motivo, o site www.angiologista.org tem a intenção de facilitar a suspeita diagnóstica dos médicos não especialistas e, deste modo, fazer  rápido e correto encaminhamento para o Angiologista. É desejo também, mostrar ao público em geral as doenças que a Angiologia envolve, não somente a síndrome varicosa, com o objetivo de aumentar o reconhecimento e a procura à essa especialidade.

Algumas doenças tratadas pelo Angiologista

Referências Blibliográficas:

¹’² - Wikipédia: A enciclopédia livre.

COMENTE ESTE ARTIGO
NOME:
COMENTÁRIO:
Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.
  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook
  • SIGA-NOS:

Tsuru

desenvolvido pela